quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Caça

Neste último fim de semana, aproveitando o feriado de 5 de Outubro e o convite de um amigo, regressei ao Alentejo, mais propriamente a Quintos, a fim de 2 coisas: rever os amigos e ir a uma caçada.
A caçada foi óptima: 8 perdizes, 3 lebres e 1 coelho! Há que tempos não matava um coelhinho! No final da caçada o almoço e convívio entre amigos e/ou caçadores foi fantástico!
No final do dia, como combinado, fui para casa do meu amigo Júlio*. É uma honra para mim ser recebido por um Velho e Amigo como o tio Júlio.
Depois de recordarmos os seus tempos de caçador e de caçadas, volta-se ele para mim:
- Já sabes da caçada que por aí vai?
- Caçada? Não me diga que já reabriu o “couto” municipal cá em Quintos?!
- A caçada que te falo é outra. Mais violenta.
- Eleições. É isso?
- É. O executivo da Junta esforça-se em terminar as pequenas obras em curso para lavar os olhos ao povo. Quer manter o tacho. Os outros, Carlos Cascalheira e companhia, andam de porta em porta a “exigir” que as pessoas votem na CDU.
- Oh tio Júlio, não me diga que já não é comunista …
- Ouve lá Luís, não te admito que ponhas o meu ideal comunista em causa!
- Desculpe tio Júlio, quis apenas espicaçá-lo um pouco.
- Sabes que sou comunista há mais de 60 anos! Não são meia dúzia de fedelhos que me irão fazer mudar. Nem agora nem nunca!
- Não me diga que não vai votar na CDU?!
- Sabes que há 8 anos votei no PS porque a isso fui obrigado. Não podia votar na mesma camarilha que praticou o desfalque de milhares de contos à Junta: Carlos Cascalheira, António Lopes e Mónica Correia. Quatro anos depois – vá-se lá saber porquê – a CDU coloca como candidatos os dois maiores especialistas em vinho de Quintos! Não tive outra alternativa que votar PS (outro sapo!).
- Foi o pior resultado da CDU na nossa freguesia …
- E o que esperavas? Com gentinha daquela. Agora pensava eu que finalmente ia votar no meu Partido! Sim porque eu voto PCP e não na CDU. CDU é lá para as grandes cidades. Aqui ou se é comunista ou se não é. Verdes, só os sportinguistas.
- Não me diga que vai votar de novo no PS?!
- Com muita tristeza te digo que sim.
- Tristeza? Mas porquê? O Zé Ramos até parece um tipo porreiro …
- Quando ouvi falar que o cabeça de lista da CDU era o Zé Ramos, suspirei de alívio por finalmente ir votar no meu Partido para a Junta de Quintos. Depois, depois veio o pior. Soube que afinal o Carlos Cascalheira voltava a fazer parte da lista e bem colocado. Era o prenuncio do regresso ao passado. Nestes últimos dias o Zé Ramos transformou-se. Já não é aquela pessoa sensata e cordial que tu e eu bem conhécemos. Transformou-se num autêntico caceteiro e até arruaceiro enfrentando e desclassificando quem não pensa como ele. Está injectado por Cascalheiras e outros. Chorando por dentro, outra coisa me não resta que voltar a votar no PS.
- Compreendo a sua tristeza, tio Júlio.
- Não é que considere o PS útil para desempenhar essas funções. Não! Eles já deram provas disso. Para eles o mundo gira em torno de uma bola ... de futebol. Mas apesar desses defeitos ainda conseguem ser melhores que os fanáticos da outra lista. E o pior, Luís, é que provavelmente estas são as últimas eleições para a Junta de Quintos em que posso votar. Na próxima já devo fazer parte do reino dos mortos …
- Não diga isso, tio Júlio!
- Digo Luís. E também te digo que já é tarde. É melhor irmos para cama. Boa noite Luís.
- Boa noite, tio Júlio.

.
* Júlio, é o pseudónimo por mim atribuído ao meu amigo. Curiosamente, não existe ninguém em Quintos com o nome de Júlio.

Sem comentários: