domingo, 7 de março de 2010

O Dia D. Delas!

Celebra-se amanhã, 8 de Março o Dia Internacional da Mulher.
Passados que são cem anos sobre a proclamação deste Dia Internacional, a Mulher está longe de atingir a emancipação por que sempre tem lutado. E a que tem direito!
Não me refiro apenas à Mulher que vive nos países do 3º mundo ou sob ditaduras politico ou religiosas. Nos países desenvolvidos a Mulher é vista, muitas das vezes, como um ser inferior. No trabalho é, não só descriminada, como alvo dos “avanços” do chefe. Para um cargo de responsabilidade é facilmente ultrapassada por um colega homem, mesmo que este apresente um mérito inferior.
Na politica, basta olhar para a Assembleia da República e ver o número de deputadas.
No lar a coisa ainda se agrava mais. Tratar dos filhos, cozinhar e limpezas continuam ainda a ser tarefas exclusivamente femininas.
“As mulheres trabalham mais 16 horas por semana que os homens”, artigo no Diário Digital. E adianta, “No emprego chegam a ganhar menos 30 por cento em cargos idênticos aos deles”.
É óbvio que a melhoria tem sido muita neste último século. E nos últimos 20 / 30 anos tem sido evidente a aproximação dos direitos e deveres entre homem e mulher.
Mas muito caminho falta ainda percorrer.

Um bom dia da Mulher a todas as mulheres.

Sem comentários: