domingo, 24 de outubro de 2010

Jacinta Marto

 
A exposição ‘Jacinta Marto: candeia que Deus acendeu’, inaugurada a 11 de Março de 2010, irá encerrar no próximo dia 31 de Outubro.
A três semanas do seu fecho, e após sete meses da sua abertura, a mostra foi visitada até ao momento por 287 000 pessoas.
Executada no contexto do centenário do nascimento da mais nova dos três videntes de Nossa Senhora de Fátima - Jacinta Marto, beatificada a 13 de Maio de 2000 junto com o seu irmão, Francisco Marto -, a exposição está patente ao público no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho, na zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade.
Assim, até ao final de Outubro podem ainda ser vistos documentos originais relacionados com a história de Fátima, obras de arte e relíquias da Vidente, repartidos pelos núcleos expositivos “Jacinta, uma criança de Aljustrel”, “Jacinta, a pastorinha vidente” e “Jacinta, a beata de Nossa Senhora”.
No momento da inauguração, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, sublinhou que “nos é dado a contemplar nesta exposição a humanidade de uma criança” e também a constatar “que os santos são humanos e que Deus se serve de cada um para realizar as suas maravilhas da graça”.
“Com esta mostra, encerra-se o projecto que o Santuário iniciou em 2009, quando se expuseram vários objectos do património histórico-artístico, documental e bibliográfico sobre a figura do Beato Francisco, na exposição intitulada ‘Francisco Marto: ‘candeia que Deus acendeu’”, recorda Marco Daniel Duarte, responsável pelo Departamento de Arte e Património do Santuário de Fátima.
As entradas são livres e gratuitas, possíveis entre as 9:00 e as 19:00, diariamente, até 31 de Outubro.

Este texto foi retirado do portal de Fátima: http://www.fatima.pt/portal/
 

Sem comentários: