domingo, 9 de outubro de 2011

Dia Mundial das Missões

 
De 'O Sino', boletim paroquial de Quintos, deste mês de outubro, transcrevemos este artigo da sua primeira página:

Dia Mundial das Missões - D.M.M.

O penúltimo domingo, dia 23, é dedicado às Missões. Celebrar este dia é relembrar aos cristãos que a Igreja tem por missão evangelizar todos os povos em cumprimento do mandato do seu fundador, Jesus Cristo: «ide, ensinai todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo» (Mat 28,19).
Esta missão é devida ao cristão dentro do carisma que lhe é específico e em comunhão com o seu bispo. À maneira de S. Paulo, ciente da responsabilidade da missão, que cada um de nós possa também dizer «ai de mim se não evangelizar».
Neste dia somos também convidados não só à oração mas também à partilha material para ajudar os nosso missionários além fronteiras a cumprir a sua missão evangelizadora e caritativa.
Da mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, destacamos:
«A missão universal empenha todos, tudo e sempre (…) O Evangelho não é um bem exclusivo de quem recebeu, mas constitui uma dádiva a compartilhar, uma boa notícia a comunicar. (…) Ela, a missão universal, envolve também todas as atividades da Igreja. (…) O próprio Dia Mundial Missionário não constitui um momento isolado no curso do ano, mas é uma ocasião preciosa para nos determos e meditarmos se e como respondemos à vocação missionária; uma resposta essencial para a vida da Igreja (…) o Dia Mundial Missionário (que) através das Obras Missionárias Pontifícias, solicita a ajuda para o cumprimento das tarefas de evangelização nos territórios da missão (…) Trata-se de apoiar instituições necessárias para estabelecer e consolidar a Igreja (…) e também oferecer a própria contribuição para o melhoramento das condições de vida das pessoas em países onde são mais graves os fenómenos de pobreza, subalimentação sobretudo infantil, enfermidades, carência de serviços médicos e para instrução (…) O Dia Mundial Missionário reavive em cada um o desejo e a alegria de “ir” ao encontro da humanidade levando Cristo a todos.»
(Bento XVI)
(Nota: O ano passado a nossa diocese enviou 7.143,13 € para as Missões, produto dos ofertórios paroquiais no D.M.M.)

in 'O Sino', boletim paroquial de Quintos outubro de 2011
 

Sem comentários: