domingo, 19 de fevereiro de 2012

Coerência

 
Do boletim paroquial de Quintos «O Sino» edição de fevereiro de 2012, retiramos, com a devida vénia, o artigo de primeira página intitulado “Quaresma”.
Tempo de reflexão é sempre, mais ainda neste período que agora vai começar: a Quaresma, que antecede a data mais importante da Igreja Católica, a ressurreição de Jesus Cristo.

Quaresma

No dia 22, quarta-feira de Cinzas, tem início a Quaresma que tem o seu fim na quinta-feira Santa, excluindo a Missa da Ceia do Senhor que já pertence ao Tríduo Pascal.
É o tempo do Ano Litúrgico preparatório da Páscoa, a grande celebração do mistério da Salvação pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Neste tempo quaresmal são dias de jejum para os fiéis dos 18 aos 59 anos (a menos que dispensados por doença ou outra causa) a quarta-feira de Cinzas e a sexta-feira Santa.
São dias de abstinência de carnes, para fiéis depois dos 14 anos as sextas-feiras do ano, a não ser que cesse a obrigação pela coincidência com festa de preceito ou solenidade litúrgica, com possibilidade de substituição por outras práticas como a esmola.” (Enciclopédia Católica Popular – D. Manuel Falcão).
A Quaresma convida os cristãos à penitência, ao jejum, à abstinência, à oração, à caridade, à conversão, ao arrependimento.
Seja coerente com a sua fé.

Diácono José Rosa Costa in «O Sino» fevereiro 2012

Sem comentários: