domingo, 8 de abril de 2012

Aleluia, Cristo está no meio de nós!

 
Da página 2 do boletim paroquial de Quintos «O Sino» edição de abril de 2012, retiramos, com a devida vénia, este texto de autoria do senhor diácono José da Rosa Costa.
 
CRISTO ESTÁ VIVO!

Os Apóstolos e discípulos testemunharam a Ressurreição de Jesus. O Senhor apareceu-lhes vivo, e não só a eles, mas também a muitas testemunhas e, em diversas circunstâncias, às mulheres que O acompanharam, a Pedro e João, aos discípulos de Emaús, aos Apóstolos no Cenáculo, a Tiago, aos discípulos quando pescavam, a Paulo a caminho de Damasco.
Inicialmente, os Apóstolos não queriam acreditar, pois o facto, apesar de pré-anunciado na Última Ceia, era tão estranho, quanto impossível para eles, mas tiveram de render-se à evidência: «Vi o Senhor! Vimos o Senhor!».
Jesus falava com eles, deixava-Se tocar, comia com eles. Não foram testemunhas oculares no próprio momento do acontecimento, mas experimentaram a Sua presença.
É esta experiência que a Igreja vive hoje. Não seria possível, e é inexplicável a entrega de tantas pessoas a Cristo e aos pobres, se Jesus não tivesse ressuscitado. Toda a História da Igreja é prova da Ressurreição.
Tal como o apóstolo Paulo, também nós cristãos, afirmamos: «Se Cristo não tivesse ressuscitado, então, seria vã a nossa fé».
A passagem de Jesus da morte à vida, do túmulo à Glória, dum corpo mortal a um corpo glorioso e espiritual, é, sem quaisquer dúvidas, o maior acontecimento da nossa fé. A Sua vitória sobre a morte e sobre o pecado é a nossa vitória, a fonte e a certeza da paz e da alegria. Cristo não só deu origem a uma nova Religião, Ele venceu a morte, está vivo e continua-Se connosco até à consumação dos séculos.
Quando as Santas mulheres vão ao túmulo procurar o cadáver de Jesus os Anjos afirmaram: «Não está aqui, ressuscitou».
Jesus foi flagelado, crucificado, padeceu o martírio de sangue, entregou voluntariamente a Sua vida, morreu como o grão de trigo para gerar nova vida. Mas agora está vivo e ressuscitado! «Não está aqui», no túmulo, mas sim por toda a parte pelo poder da Sua divindade. Está em cada coração que aceita a Sua Graça e o Seu perdão; está vivo no seio da Sua Igreja. Precisamos de O descobrir nestas presenças; não procurar no meio dos mortos Aquele que vive, presente de muitas maneiras e de muitos modos mas sempre o mesmo Jesus. O vidente, o Senhor da Vida e da Morte. Descobri-l’O nestas presenças é encontrar o Ressuscitado em cada momento, em cada canto, em cada esquina da vida, em cada flor, em cada manhã…
Ressuscitou! Está no meio de nós, sim no meio de nós agora e sempre. Ele é o Verbo encarnado, a Palavra e o Rosto do Pai; presente também na Sagrada Escritura e na Eucaristia como fonte de vida, de graça, de alimento e de força.
Ele «Não está aqui» no sepulcro, mas estará sempre no coração do homem quando quiser abri-lo à Sua presença e à Sua Graça.

Diácono José Rosa Costa in «O Sino» abril de 2012
 

Sem comentários: