domingo, 1 de abril de 2012

Domingo de Ramos

 
Hoje é Domingo de Ramos.
Domingo de Ramos é o dia em que se celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.
Foi nesse dia que Jesus Cristo, entrando no Templo de Deus, expulsou todos os que vendiam e compravam no Templo (Mt 21:12).
Porém, 500 anos antes, já Zacarias tinha profetizado esta entrada triunfal: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis que aí vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" (Zc 9:9). Mateus regista no seu Livro a realização dessa profecia ""...trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!" (Mt 21:7-9).
Este acontecimento deu-se no domingo antes da crucificação de Jesus Cristo.
É em memória deste evento que nós celebramos o Domingo de Ramos. Este dia tem esse nome por causa dos ramos de palmeira que foram colocados na estrada enquanto Jesus montava no jumento a caminho de Jerusalém.
 

Sem comentários: