domingo, 3 de junho de 2012

O lucro e o consumo


 
Photo: Agência Ecclesia
Vivemos numa sociedade em que o consumo e o lucro andam de braço dado. Essa aliança contranatura está a causar graves problemas no seio das famílias.
O Santo Padre afirmou hoje em Milão que é preciso arranjar um ponto de equilíbrio entre essas duas forças, antes que seja tarde de mais.
Com a devida vénia, retirámos da Agência Ecclesia parte dessa notícia. A notícia completa pode ser lida aqui.

  
«Bento XVI defendeu hoje em Milão, norte da Itália, um “equilíbrio harmonioso” entre “família, trabalho e festa”, durante a homilia da missa a que presidiu, perante um milhão de pessoas, na qual criticou a lógica “utilitarista” do mercado.

“Harmonizar os horários do trabalho e as exigências da família, a profissão e a maternidade, o trabalho e a festa é importante para construir sociedades com um rosto humano”, disse o Papa, na celebração conclusiva do 7.º Encontro Mundial das Famílias, que se iniciou na quarta-feira, tendo como tema ‘A família: o trabalho e a festa’.

Aos participantes de mais de 150 países, incluindo Portugal, Bento XVI pediu que privilegiem “a lógica do ser sobre a do ter”, frisando que “a primeira constrói, a segunda acaba por destruir”.

“Vemos que, nas teorias económicas modernas, prevalece muitas vezes uma conceção utilitarista do trabalho, da produção e do mercado”, alertou.

Segundo o Papa, “o projeto de Deus e a própria experiência mostram que não é a lógica unilateral do que é útil e do maior lucro que pode concorrer para um desenvolvimento harmonioso, o bem da família e para construir uma sociedade mais justa”.

Bento XVI lamentou a proliferação de “uma competição exasperada, fortes desigualdades, degradação do meio ambiente, corrida ao consumo, mal-estar nas famílias”.

“A mentalidade utilitarista tende a estender-se também às relações interpessoais e familiares, reduzindo-as a convergências precárias de interesses individuais e minando a solidez do tecido social”, acrescentou.
»
 
  

Sem comentários: