terça-feira, 26 de março de 2013

Lixo nunca mais!

  
Um tema cada vez mais atual, os resíduos que vamos deixando daquilo que utilizamos, ou seja, o lixo. Para bem do ambiente, e por conseguinte de todos nós, temos o dever e a obrigação de o tratar e reaproveitar.
É sobre isso mesmo que escreve Fernando Leite, administrador da empresa Lipor no número 1 da revista Start&Go.
Com a devida vénia, eis o artigo:

Lixo nunca mais

Embora seja um título agreste, é importante usar estes termos, quer a mensagem se destine ao cidadão comum, quer aos profissionais da área do Ambiente.

Todos nós, enquanto Cidadãos, produzimos resíduos que em épocas de prosperidade, atingem produções significativas, de 1,5Kg/habitante/dia, até 2Kg/habitante/dia, e até mais. Acresce que numa Sociedade de abundância, numa Sociedade num ciclo económico expansivo, nunca se conseguiu desacoplar o crescimento económico de um impacte ambiental forte, com intensa utilização de recursos naturais e fortes episódios de poluição, como intensa produção de gases de efeito de estufa.
Os resíduos são produzidos pelos Cidadãos, essencialmente, enquanto trabalhadores, enquanto residentes e enquanto visitantes/turistas num determinado local.
Estes resíduos são normalmente destruídos/ou depositados em Aterros, e a visão que os Cidadãos têm desses mesmos resíduos é de desprezo, de algo que não tem valor, que deve ser colocado longe da “vista”.
Esta não é, verdadeiramente, a Visão que devemos ter, que devemos promover.
Um resíduo não deve ser descartado, deve ser, antes, aproveitado, reaproveitado, valorizado, deve ser um valioso começo de um novo ciclo. Dar uma segunda vida a um resíduo, é torna-lo p.e. uma nova matéria-prima, é reutilizá-la para uma nova função é aproveitá-lo para gerar energia.
Através da Inovação, do desenvolvimento de “produto”, de uma gestão sustentável dos resíduos, compreendendo todas as ligações da Cadeia de Valor dos Bens, poderemos, com qualidade, gerar riqueza a partir de um resíduo.
Um resíduo como um recurso é a melhor resposta e o convencimento de que “lixo nunca mais.”

Fernando Leite
Administrador delegado
Lipor
in Revista Start&Go, nº 1 março/abril 2013
  

Sem comentários: