quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Velocidade de processamento

  
Todos sabemos que, com o avançar da idade, o nosso cérebro fica mais lento, leva mais tempo a processar a informação (utilizando uma linguagem informática) que levava quando éramos jovens.
São os custos da velhice, dirão, é verdade.
Contrariamente aos que muitos pensam, não é por fadiga ou por desgaste. Não direi pelo contrário, mas por causa diferente, é por excesso de informação.
Ao longo da vida vamos acumulando informação (voltando à informática, muita dessa informação ficará guardada em memória RAM, outra - a maior parte - em memória ROM, mas isso é outro assunto...) o que torna mais difícil e mais moroso o processamento desses dados.
Um estudo, divulgado na publicação científica "Journal of Topics in Cognitive Science", contradiz a opinião de parte da comunidade médica para quem as conexões cerebrais são prejudicadas com o avanço da idade.
Para os cientistas deste estudo, o cérebro dos mais velhos funciona como se fosse um "disco rígido de computador" que, repleto de dados, demora mais tempo para aceder às suas informações.
Segundo eles, essa lentidão não está associada a um declínio do processo cognitivo.
"O cérebro humano funciona mais devagar com a idade", afirmou Michael Ramscar, responsável pelo estudo, "mas somente porque nós acumulamos mais informação com o passar do tempo".
"Os cérebros das pessoas mais velhas não ficam mais fracos. Pelo contrário, eles simplesmente sabem mais", acrescentou.
Afinal o saber ocupa lugar!
E não há nada como um lugar cheio de saber.

 
Foto: New York Time
 

Sem comentários: