terça-feira, 27 de maio de 2014

Onde Para a Polícia I, III e IV

  
Pra mentira ser segura
E atingir profundidade
Tem que trazer à mistura
Qualquer coisa de verdade.”
Escreveu António Aleixo, poeta popular de Vila Real de S. António.
Vem isto a propósito dos “concursos com chamada telefónica de valor acrescentado '0,60 € + IVA'” das nossas televisões generalistas RTP, SIC e TVI (I, III e IV, como também são conhecidas e daí parte do título deste artigo).
Estes concursos são uma farsa. Uma farsa “legal”, mas é uma farsa. Grave.
Dizem eles que quem ligar para o 760... fica habilitado a ganhar milhares de euros. É mentira dito assim porque induzem os incautos em erro. “Ah mas há um regulamento no teletexto e na página de internet do canal televisivo”. Que descaramento! Bombardeiam as pessoas horas a fio para ligar porque se não ligar não vai ganhar, nada dizem sobre que tipo de prémio estão a falar (apenas que se trata de milhares de euros!) e depois esperam que alguém vá ler as letrinhas miúdas e difíceis de encontrar de um malfadado regulamento, tenham paciência.
Todos sabemos, ou deveríamos saber, que em Portugal apenas a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e os casinos podem dar prémios em dinheiro. Todos os outros, quando o fazem, é ilícito.
As televisões portuguesas não estão a fazer jogo ilícito porque não dão dinheiro a ninguém, mas acho criminoso não explicarem isso às pessoas. Compreendo que se o fizessem não teriam 0,1% das chamadas telefónicas que recebem, mas a isso deveriam ser obrigadas, isto é, a explicarem que tipo de prémio é que falam sem aso a qualquer equivoco ou mal interpretação.
Isto para não falar no marketing agressivo e vergonhoso de dizer 60 cêntimos mais IVA; porque não dizem tão simples quanto 74 cêntimos?! Quando vamos a um café e perguntamos o seu preço ninguém, no seu juízo prefeito, dirá que são 49 cêntimos mais IVA...
  

Sem comentários: