sábado, 2 de agosto de 2014

Feira de Agosto

  
A Feira de S. Lourenço e Santa Maria morreu há 14 anos. Já era secular, é certo, mas “por impedimentos logísticos”, disse a Câmara Municipal de Beja, não se realizou nesse ano de 2000… nem seguintes.
No início do século passado a Feira realizava-se fora dos terrenos da cidade, no local hoje ocupado pelo antigo Liceu Diogo Gouveia. Com o crescimento da cidade e com a construção do Liceu de Beja que veio a ocupar metade dos terrenos da feira esta deslocou-se para os terrenos agora ocupados pelo Pavilhão Desportivo, Hotel Francis e toda essa zona habitacional.
A Feira de S. Lourenço tinha como dia principal o dia do padroeiro, 10 de agosto, e era visitada pelos abastados da nossa praça. A Feira de Santa Maria tinha o seu auge a 15 de agosto e era o dia das massas. Chegou a haver comboio especial de Beja para Quintos para transportar de regresso as centenas de pessoas que se tinham deslocado à feira! Outros tempos...
A feira servia também como ponto de referência no calendário, era a altura em que se pagava a renda anual da casa ou da courela ao senhorio.
Este ano – 2014 – vai a Comissão de Festas de Beja com o apoio do município realizar as Festas em Honra de Santa Maria, de 14 a 17 de agosto. Haverá desfiles, fogo de artifício, tasquinhas, bailes e piqueniques. Não vai revitalizar a feira, como dizem, mas vale a pena visitar.
O programa completo das festas pode ser consultado aqui.
Foto 1 – Cartaz da festa
Foto 2 – Feira de Beja em 1930, retirada de Beja y Arrabaldes