quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Privacidade

  
Hoje, os jornais britânicos The Times e The Guardian escandalizam-se com o que um site russo anda a fazer à nossa privacidade, ou seja, a invadi-la.
Dizem eles que esses hackers russos colocam na internet o que as nossas câmaras de vigilância privada filmam.
É uma meia verdade, ou, para ser mais correto, é uma falsidade.
Vejamos, o caro leitor tem a porta da rua ou a janela do seu quarto aberta, alguém que passa na rua olha e vê as pessoas que estão dentro de casa. Está esse alguém a invadir a sua privacidade? Sim. Ilegalmente? Não. Poderá ser moralmente reprovável, mas nada mais que isso.
Hoje é possível colocarmos uma câmara a filmar um determinado local e acedermos a essas imagens ao vivo em qualquer parte do planeta desde que tenhamos acesso à internet. Quem o faz, esteja a filmar a sua casa, o seu jardim ou o quarto do seu filho bebé, por desconhecimento ou desleixo não altera os códigos de acesso aos seus equipamentos, isto é, o acesso fica ao alcance de qualquer principiante em informática.
O site russo em questão, na sua página de FAQ, começa assim:
Pergunta: Como posso remover a minha câmara deste site?
Resposta: Se você pretende retirar o acesso público neste site à sua câmara envie-nos o pedido com o endereço de URL da sua câmara para o nosso e-mail. Mas não esqueça que a sua câmara continuará sempre ao alcance de qualquer internauta. A única solução para tornar a sua câmara privada é alterar a password!
Mais simples do que isto...
Curiosamente, na semana passada, quando tive conhecimento pela imprensa portuguesa da existência deste site (não sei como os ingleses apenas hoje souberam!?) havia mais de 230 câmaras portuguesas online, hoje eram apenas 27!
Acho que os portugueses estão a ser mais inteligentes nesta matéria que os britânicos.