quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Tempo de Quaresma


Tem o título em epígrafe o artigo de primeira página do Boletim Paroquial de Quintos "O Sino" do corrente mês que, com a devida vénia, transcrevemos: 
«A Quaresma é o período de quarenta dias que media a Quarta-Feira de Cinzas e a Quinta-Feira Santa, com exclusão da Missa da Ceia do Senhor que faz parte do Tríduo Pascal.
É o tempo forte que convida mais intensamente à conversão, à oração, à penitência, como que a relembrar aos fiéis que tomem consciência das suas fraquezas e limitações.
A Santa Igreja mantém neste tempo a disciplina canónica do jejum e da abstinência tradicionais. Segundo as normas da Conferência Episcopal Portuguesa, de julho de 1984, são dias de jejum a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa para os fiéis dos 18 aos 59 anos, (exceto se tiverem dispensa por doença ou outra causa), embora a liturgia convide a que se prolongue durante o Sábado Santo. São dias de abstinência de carne a Sexta-Feira Santa, para os fiéis maiores de 14 anos.
Durante a Quaresma a esmola é também um ato desejável. Que o nosso coração saiba aceitar com muita humildade este tempo quaresmal, favorável à misericórdia, e que cada um de nós saiba vivê-lo em comunhão com a Igreja, no amor, no perdão, na caridade, no encontro com Deus através da oração, da penitência, da reconciliação e ainda no encontro com o próximo. Aproveitemos este tempo como um dom que Deus põe à nossa disposição, vivamo-lo como irmãos fazendo o bem para mais dignamente celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.»

Diácono José Rosa Costa, O Sino FEV2015