segunda-feira, 13 de julho de 2015

Coerentes na fé


Com o título em epígrafe, publica o senhor Diácono José Rosa Costa no Boletim Paroquial de Quintos do corrente mês o seguinte texto que copiámos com a devida vénia:
«A fé é uma adesão pessoal do homem a Deus (…) Para o cristão, ter fé é crer inseparavelmente n'Aquele que Deus enviou “no seu Filho amado” em quem pôs todas as complacências (…) Deus mandou que O escutássemos (…) Podemos crer em Jesus Cristo porque Ele é Deus, o Verbo feito carne... A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural por Ele...»
(CIC 150ss)
Quando falamos em Deus, implicitamente, estamos a falar no Senhor Jesus. Portanto, ter fé é crer em Deus, Trindade Santíssima, é ter confiança em Deus em todas as circunstâncias da nossa vida, mesmo nas adversidades, é convertermo-nos aceitando o Evangelho, é saber cumprir a vontade de Deus e aceitar os Seus desígnios sobre nós. O coração da fé é obra salvífica de Cristo, sobretudo a Sua Morte e Ressurreição. Deus ama-nos, quer sempre o nosso bem e jamais nos abandona. A fé pressupõe compromisso e testemunho. Nenhum de nós pode arrogar-se de ter a “sua” fé. Já o apóstolo Paulo dizia “há uma só fé, um só batismo, um só Senhor”. Por isso deve viver-se em comunhão com os irmãos que professem a fé num único Senhor, num único batismo, unidos na Eucaristia e nos demais Sacramentos. Testemunhar a fé é, ainda, ter a alegria de participar no Eucaristia em comunhão com os irmãos que a vivem em comunidade. Deus faz parte da nossa vida, devemos louvá-l'O na Eucaristia e lembrá-l'O todos os dias e não só quando nos surgem problemas para, então, “pagarmos promessas”. Diz o Santo Padre Francisco: “No Sacramento da Eucaristia encontramos Deus que Se dá a Si mesmo”. O amor de Deus por nós supera qualquer amor humano. O amor de Cristo por nós vai até ao supremo sacrifício da Cruz. «Não há amor maior do que dar a vida...». Que a fé nos ajude a contemplar o amor de Deus por nós e que saibamos ser coerentes no cumprimento do nosso dever de cristãos.
Diácono José Rosa Costa