sexta-feira, 17 de julho de 2015

O estado da nação


Não é bom, irrecomendável até.
Todos o sabemos, mas falamos baixinho, salvo para apontar o dedo a alguém que se "descuidou" a cair nas malhas de uma investigação. E digo investigação e não Lei, propositadamente.
Quem ousa insurgir-se contra a podridão de quem nos reina é, quase de imediato mandado calar ou, pelo menos, moderar a análise. Se o não fizer é etiquetado de louco, paranóico, etc., porque os que nos reinam são, na sua grande maioria, pessoas sérias, impolutas! (Há quem acredite nisso...).
Para sublinhar o que acabei de dizer, transcrevo um pequeno excerto da entrevista de um "louco" - Paulo Morais de seu nome - ontem publicada no OJE:

«Não é por acaso que em casos como as parcerias público-privadas a maioria dos ministros das Obras Públicas do regime está a trabalhar em PPP. Ou seja, em nome do Estado fizeram péssimos negócios com privados e ao fim de uns anos foram trabalhar para os privados com quem fizeram esses maus negócios. Ferreira do Amaral lançou o projeto da Lusoponte: é hoje presidente da Lusoponte, que é talvez dos negócios mais ruinosos que o Estado português fez desde sempre. Jorge Coelho foi ministro das Obras Públicas de Guterres, foi trabalhar para a Mota-Engil, foi presidente da empresa durante muitos anos, CEO, e a Mota-Engil é uma das maiores detentoras de PPP em Portugal. A seguir a Guterres veio Durão Barroso, de que Luís Valente de Oliveira era o ministro das Obras Públicas, e onde trabalha hoje? Na mesma Mota-Engil. E não são só ministros. O secretário de Estado de Jorge Coelho, Luís Parreirão, para onde foi trabalhar? Para a mesma Mota-Engil. Almerindo Marques passou diretamente da Estradas de Portugal para a Opway, que era a empresa de PPP do Grupo Espírito Santo, que agora foi naturalmente separada do GES. Isto é uma vergonha. Estão todos na política a fazer maus negócios e depois vão todos trabalhar para as empresas que beneficiaram desses maus negócios.»

Leia a entrevista aqui.

Doutor Paulo Morais
Foto: Armindo Cardoso